Recebi uma pergunta do leitor Martinho Fernandes:
Veja se pode me ajudar, tenho 375 mil avios na Ibéria. Como não tenho nenhuma viagem para Europa estou com medo de perder as milhagens.
Não consegui ver no site o vencimento delas e tao pouco se posso transferi-las. Você sabe dizer também se eu comprar alguns avios os vencimentos das milhagens são prorrogados? alguma sugestão?
Abraços,
Martinho
Martinho, Muito Obrigado pela participação!
Vamos lá. Sua dúvida é bastante comum principalmente porque no Brasil os programas de milhagem da TAM e GOL, que são os mais famosos, expiram suas milhas, custe o que custar, depois de um tempo fixo, sendo a TAM em 2 anos e a GOL em 3 anos.
No caso do Avios, que é o programa compartilhado entre a Iberia e a British Airways as regras são DIFERENTES, e melhores!
Na Iberia seus Avios tem validade de 36 meses, após a última atividade em sua conta. Para ver qual foi a última, acesse o site da Iberia com seu código Iberia Plus e senha, na rota: O Meu Perfil>Os meus Avios.
Baseado nisso, basta que ganhe ou gaste qualquer quantidade de milha para renovar por mais 36 meses seu saldo Total.
Para ganhar Avios
- Pode voar qualquer companhia da Oneworld, a TAM já conta após 31 de Março, e creditar seus pontos no cartão da IberiaPlus.
- Pode creditar um vôo da GOL em seu cartão da Iberia eles também são parceiros!
- Além disso, sim pode comprar qualquer quantidade de pontos.
- Transferir dos cartões de crédito (No caso brasileiro os parceiros são Santander e American Express)
- Transferir para sua conta Avios pontos de algum hotel (por exemplo: Hilton, Hyatt, SPG, Accor, etc.)
Para gastar Avios (a melhor parte)
É sempre importante ter na cabeça que as milhas de uma companhia aérea, não se restringem a resgatar prêmios exclusivamente nela mesma, no caso a Ibéria. E como diria o Rodrigo Purisch, do Aquela Passagem, “Milha boa é milha gasta!” e eu concordo.
Os valores dos “custos” de resgate da Iberia dependem da distância percorrida, por trecho, o que para membros brasileiros que moram em cidades com aeroportos centrais (hubs) é muito bom!
Com o menor custo, 4,500 avios por trecho temos algumas opções de exemplo, partindo de São Paulo:
Note que EZE (Buenos Aires) e SSA (Salvador) estão fora do raio de 650 milhas de distancia, ou 1046 km. Para estas cidades já custaria o 2º nível de 7,500 Avios por trecho, o que não deixa de ser uma bagatela, principalmente emitir com essa quantidade para visitar os hermanos voando Qatar Airways!
Dica: Veja como fica a Aliança da Oneworld após 31/Março com a entrada da TAM e da US Airways
Resumindo, você tem 375 mil razões para tirar umas férias curtas ou longas, nem que seja só um final de semana, e de quebra ainda dormir mais tranquilo sem perder a validade das suas milhas 😉